sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sua face tem a pele flácida? Aprenda a tratar dela com exercícios faciais, dermocosméticos adequados e bons hábitos de vida

Todos podem evitar e tratar a flacidez facial e quem tem pele seca deve tomar cuidados redobrados. A especialista no assunto Joyce Rodrigues dá todas as dicas para tratar o problema e ensina a fazer ginástica facial


A flacidez facial é um problema característico do envelhecimento cronológico. Existem, porém, meios de retardar e aliviar seu aparecimento, incluindo o uso de produtos com ativos apropriados e sua correta aplicação, além de hábitos saudáveis. Joyce Rodrigues, farmacêutica bioquímica e cosmetóloga, diretora científica e responsável por Pesquisa e Desenvolvimento das marcas Biomarine e Cosmobeauty, esclarece todas as dúvidas sobre o tema.

Segundo ela, o processo de flacidez facial é acompanhado do surgimento de rugas, sulcos e depressões na pele, principalmente nas pálpebras, maçãs do rosto, queixo, pescoço e na área ao redor da boca. “A melhor maneira de prevenir esse processo é utilizando cosméticos enrijecedores das fibras musculares, capazes de tonificar a pele, deixando-a mais firme e revigorada. Ter hábitos de vida saudáveis, como praticar esportes, não fumar e não se expor de maneira excessiva ao sol também são atitudes que fazem toda a diferença para retardar o processo de envelhecimento da pele”, garante a cosmetóloga.

A flacidez facial deixa a pele com aparência pouco firme, evidenciando algumas partes caídas, como pálpebras e maçãs do rosto. “Isso não significa, porém, que a pessoa deva parecer mais velha ou cansada, pois hoje existem no mercado inúmeros produtos que agem no combate à flacidez, tonificando e revigorando os músculos da face”, orienta.

De acordo com Joyce, em 70% dos casos os primeiros sinais de flacidez facial aparecem a partir dos 35 anos. Vale lembrar que estresse e o hábito de fumar podem antecipar seu surgimento, bem como predisposição genética, falta de cuidado adequado e efeitos cumulativos do sol.

O problema atinge todos os tipos de pele. Nas peles secas, porém, esse efeito pode ser mais precoce, pois a falta de hidratação deixa a pele sem nutrientes essenciais para a manutenção da beleza. “Ninguém deve esperar os sinais de flacidez para tratar da pele e quem tem pele seca deve cuidar-se o quanto antes”, adverte.

Conheça outras dicas da Dra. Joyce para retardar e controlar a flacidez facial:

Exercícios faciais – Tonificam e ajudam a enrijecer os músculos. Para suavizar a pele do pescoço: coloque a mão sobre a pele do pescoço fazendo uma suave pressão. Faça uma exagerada posição de “beijo” com os lábios, como se fosse beijar o espelho, forçando os cantos e relaxando o centro da boca. Continue alongando, até sentir uma sensação de formigamento. Lentamente, relaxe os lábios e sorria com os lábios juntos. Puxe os cantos da boca para baixo. Faça o exercício cinco vezes. Para as maçãs do rosto: diga “ó” e “xix” 30 vezes seguidas. Para a papada: com a boca fechada, passe a língua pelo céu da boca. Repita dez vezes. Dica preciosa da Joyce: “Esses exercícios darão resultado se forem praticados periodicamente e com atenção, de preferência toda noite. Aproveite aquele momento em que estiver vendo TV ou pensando na vida. Além disso, pratique exercícios físicos sempre que puder, pois estará trabalhando toda a musculatura. Lembre-se: músculos saudáveis, pele saudável”.

Ativos mais indicados – Para a flacidez facial, os produtos mais indicados são os que contêm DMAE em sua formulação. Esse componente restaura o tônus, melhorando progressivamente a aparência da pele, pois estimula a produção de colágeno, fortalecendo a estrutura da pele. Outro ativo importante é o Raffermine, que contém frações de soja, reforça a estrutura molecular da derme e aumenta a firmeza, a elasticidade e a tonicidade da pele. Dica preciosa da Joyce: “Para tonificar a pele de dentro para fora, lembre-se da importância de ingerir bastante água e ter uma alimentação saudável”.

Aplicação dos produtos – Cada produto tem sua ação específica, influenciada pela maneira de passá-lo, pois não adianta deixá-lo mal espalhado ou acumulado em alguma região do rosto. O ideal é aplicá-lo apenas o suficiente e em pontos principais, como testa, maçãs do rosto, queixo e pescoço. Espalhe o creme com os dedos, com o cuidado de fazer movimentos ascendentes a partir do centro do rosto. Espalhe e massageie todo o produto que está no pescoço para o colo. O nariz e a testa devem ser trabalhados no sentido ascendente. Esses movimentos abrem as microfissuras da pele e fazem com que o creme seja bem absorvido. Dica preciosa da Joyce: “Para terminar a aplicação, dê leves e rápidos toques com as pontas dos dedos; isso ativa tecidos e músculos, além de facilitar a absorção do produto”.

Um comentário:

  1. Obrigada por ter colocado o meu texto.
    De uma passadinha no meu blog: joycerodriguess.blogspot.com.br

    ResponderExcluir